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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lazer (trecho de minha monografia)

O ensino do lazer, em muitos momentos, consiste em desaprender conceitos socialmente incorporados ao longo da vida por sistemas que consideram perigosos os resultados obtidos em momentos de lazer, por práticas lúdicas, por exemplo.
Nesse sentido, tem-se Oliver (2009) que apresenta a dicotomia existente entre dever e prazer, descrevendo a forma como incorporamos tais conceitos desde a infância, onde o dever vem sempre em primeiro lugar, como o responsável pela manutenção das estruturas sociais, sendo que o prazer, pelo contrário, seria perigoso à “paz social”. A autora também escreve acerca da quebra da lei natural pela cultura que, segundo a mesma, se mantém através da ideologia.
Ao citar Marcellino (1990) e Althusser (1980), Oliver (2009) argumenta que o ser humano, ao ingressar na escola, deixa o aparelho ideológico da família para integrar outro grupo onde o dever passa a permear as relações de uma maneira um pouco distinta, sem a afetividade presente na família. Neste grupo, não sobra espaço para manifestações espontâneas, lúdicas, as quais acabam ficando reservadas para os momentos em que a criança estiver fora da escola e livre de suas tarefas escolares.
A autora denomina esse processo de transmissão de valores hegemônicos (pela família e pela escola) de “conformação social” e critica a metodologia adotada pelas escolas onde o aluno é preparado somente para “o amanhã”, atitude esta que se estende pela vida adulta, fazendo com que as pessoas sempre adiem os momentos prazerosos para um futuro que “nunca chega”. Tal afirmação pode ser exemplificada por Marcellino ao denunciar que:
[...] o caráter social requerido pela produtividade confina e adia o prazer para depois do expediente, fins de semana, períodos de férias, ou, mais drasticamente, para a aposentadoria.”(MARCELLINO, 2009, p.20).

Fonte: Ferreira, Verônica da Silveira.As práticas de lazer dos moradores de Cerrito Alegre, 3. distrito de Pelotas / RS. / Verônica da Silveira Ferreira ; orientadora :  Dalila Müller. – Pelotas, 2010.

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